quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Meias-Luas de Carne com Cogumelos


INGRDIENTES:

½ kg. de carne moída
100 g. de presunto
100 g. de mussarela
100 g. de cogumelos
4 colheres (chá) de molho de tomate
1 talo de salsão (opcional)
1 cenoura
50 g. de manteiga ou margarina
Salsa
Sal
Farinha de trigo
Óleo

MANEIRA DE PREPARAR:

Raspe a cenoura, limpe o salsão e rale-os ou pique-os bem miúdo. Divida a carne moída em 8 partes iguais, depois de temperá-la com um pouco de sal ou com o tempero de sua preferência. Faça uma bola de cada uma dessas 8 partes.
Estenda sobre a mesa uma folha de papel impermeável. Unte-a com óleo, e coloque sobre ela as bolas de carne, achatando-as com o batedor de bife untado com óleo. Você terá obtido então 8 medalhões de cerca de 10 cm de diâmetro. Com uma faca afiada ou tesoura, corte as fatias de presunto do mesmo tamanho que os medalhões de carne. Pique os retalhos de presunto bem fininho e junte-os ao molho de tomates quando este estiver quase pronto.
Coloque sobre cada disco de carne 1 fatia de presunto e 1 de mussarela. No centro, ponha um montinho de cenoura e salsão ralados. Dobre cada um dos discos de maneira a formarem meias-luas. Passe-as na farinha de trigo e frite-as em seguida em óleo quente.
À parte, prepare o molho: leve ao fogo a manteiga ou margarina. Quando estiver derretida, junte o molho de tomates diluído à parte num copo de água ou caldo de carne, depois a salsa os cogumelos picados e sal. Deixe cozinhar durante 20 minutos.
Se o molho secar demais, junte um pouco mais de água. Quando os cogumelos estiverem quase cozidos, despeje o molho numa frigideira grande, arrume ali as meias-luas numa camada só, e deixe no fogo durante 10 minutos, aproximadamente.
NOTA:
Os cogumelos frescos podem ser substituídos por cogumelos em vidro ou mesmo por palmitos enlatados.


Esta receita foi tirada da coleção “BOM APETITE” da Editora Abril Cultural,publicada em fascículos na década de 60.

Nenhum comentário: