sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Peito de Frango com Molho Branco

INGREDIENTES:

4 peitos de frango em filé
½ litro de leite
50 g. de manteiga ou margarina
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 copo de vinho branco seco
2 folhas de sálvia
Óleo
Noz-moscada
Caldo de galinha
Pimenta-do-reino
Sal

MANEIRA DE PREPARAR:

Leve ao fogo uma frigideira com metade da manteiga ou margarina, 4 colheres (sopa) de óleo e as folhas de sálvia. Quando a mistura estiver quente, junte os peitos de frango já batidos como bife e doure-os, a seguir tempere com sal e pimenta e borrife com ½ copo de vinho branco seco. Continue o cozimento, junte o caldo de galinha. Retire da frigideira e mantenha-os em lugar quente. Ferva ½ litro de leite. Despeje numa panela a gordura em que o frango foi feito, juntando o resto da manteiga ou margarina. Quando derreter, junte a farinha de trigo e mexa bem. Pouco a pouco despeje o leite quente sem parar de mexer. Cozinhe esse molho branco por alguns minutos, tire-o do fogo e tempere com noz-moscada.
Arrume os filés em uma travessa e regue-os com o molho.

Macarrão com ovos e queijo


Ingredientes:

600 g. de macarrão em formato de conchas
75 g. de manteiga ou margarina
6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
300 g. de queijo de Minas cortado em fatias
3 ovos
1 pitada de sal
Orégano
Tomates sem sementes cortados em tirinhas (facultativo)

MANEIRA DE PREPARAR:

Cozinhe o macarrão em água e sal. À parte, coloque num refratário a manteiga ou margarina (derretida). Quando o macarrão estiver cozido, escorra-o e coloque-o no refratário. Adicione o parmesão ralado e mexa. Cubra com as fatias de queijo. Bata os ovos, tempere-os com sal e despeje-os no refratário. Polvilhe com orégano e leve ao forno previamente aquecido, por 7 ou 8 minutos.

Omelete Passy


INGREDIENTES:

8 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
50 g. de manteiga ou margarina
Geléia de frutas
Licor a gosto

MANEIRA DE PREPARAR:


Leve ao fogo uma frigideira com manteiga ou margarina suficiente para untar o fundo. Despeje um pouco dos ovos batidos com açúcar e ajude com a ponta da espátula para que não grude no fundo. Quando começar a encorpar, coloque um pouco de geléia. Enrole a omelete sobre si mesma, da seguinte maneira: erga um pouco a frigideira e incline-a de modo que metade não fique ao contato do fogo. A posição inclinada da frigideira fará com que a metade da omelete escorregue para a parte que ficou mais perto do fogo. Com um garfo enrole a omelete sobre si mesma, fazendo-a dar 2 voltas. Por fim, dê algumas batidinhas no cabo da frigideira, para fazer com que a ponta extrema da omelete dobre, fechando-a completamente. Continue fazendo as omeletes, uma a uma, até terminar o ovo batido.
Se tiver dificuldade em preparar as omeletes assim, coloque manteiga ou margarina na frigideira, e faça-as como panquecas, recheie-as e enrole-as.. Quando as omeletes estiverem prontas, borrife-as com o licor e acenda-as (de preferência à mesa).
Para que fiquem mais coradas, pode polvilhar as omeletes com açúcar e enfeitar o prato com frutas em compota.
NOTA:
Para o recheio vai bem geléia de qualquer sabor, como por exemplo: abricó, pêssego, morango, laranja, etc. Esta preparação é típica da cozinha francesa encontra muitos adeptos entre os brasileiros.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Escalopes com Presunto e Mussarela


INGREDIENTES:

½ k. de contrafilé ou alcatra
40 g. de manteiga ou margarina
2 colheres (sopa) de óleo
100 g. de presunto cozido
400 g. de tomates maduros
100 g. de mussarela em fatias
Farinha de trigo
Sal

MANEIRA DE PREPARAR:

Corte a carne em bifes e bata-os ligeiramente. Passe-os na farinha de trigo e um pouco de sal. Doure-os de ambos os lados no óleo com manteiga ou margarina bem quem. Coloque-os num prato. Ao óleo que ficou da fritura, junte os tomates (sem peles nem sementes) picados em pedaços. Cozinhe-os durante 20 minutos, até formar um molho espesso.
Arrume os bifes numa forma refratária. Coloque, sobre cada um, 1 fatia de presunto 1 de mussarela. Espalhe o molho de tomates por cima e leve ao forno até que o queijo derreta.
Sirva os escalopes bem quentes e acompanhados de purê de batatas e ou arroz branco.
Uma jardineira de verduras na manteiga também será excelente complemento para este prato.


Mexendo em meus livros de receitas antigos, entre eles a coleção “Bom Apetite” da Editora Abril Cultural, tenho encontrado muita coisa que fazia e que ficou no esquecimento. Por isso estou passando a vocês, espero que gostem.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Meias-Luas de Carne com Cogumelos


INGRDIENTES:

½ kg. de carne moída
100 g. de presunto
100 g. de mussarela
100 g. de cogumelos
4 colheres (chá) de molho de tomate
1 talo de salsão (opcional)
1 cenoura
50 g. de manteiga ou margarina
Salsa
Sal
Farinha de trigo
Óleo

MANEIRA DE PREPARAR:

Raspe a cenoura, limpe o salsão e rale-os ou pique-os bem miúdo. Divida a carne moída em 8 partes iguais, depois de temperá-la com um pouco de sal ou com o tempero de sua preferência. Faça uma bola de cada uma dessas 8 partes.
Estenda sobre a mesa uma folha de papel impermeável. Unte-a com óleo, e coloque sobre ela as bolas de carne, achatando-as com o batedor de bife untado com óleo. Você terá obtido então 8 medalhões de cerca de 10 cm de diâmetro. Com uma faca afiada ou tesoura, corte as fatias de presunto do mesmo tamanho que os medalhões de carne. Pique os retalhos de presunto bem fininho e junte-os ao molho de tomates quando este estiver quase pronto.
Coloque sobre cada disco de carne 1 fatia de presunto e 1 de mussarela. No centro, ponha um montinho de cenoura e salsão ralados. Dobre cada um dos discos de maneira a formarem meias-luas. Passe-as na farinha de trigo e frite-as em seguida em óleo quente.
À parte, prepare o molho: leve ao fogo a manteiga ou margarina. Quando estiver derretida, junte o molho de tomates diluído à parte num copo de água ou caldo de carne, depois a salsa os cogumelos picados e sal. Deixe cozinhar durante 20 minutos.
Se o molho secar demais, junte um pouco mais de água. Quando os cogumelos estiverem quase cozidos, despeje o molho numa frigideira grande, arrume ali as meias-luas numa camada só, e deixe no fogo durante 10 minutos, aproximadamente.
NOTA:
Os cogumelos frescos podem ser substituídos por cogumelos em vidro ou mesmo por palmitos enlatados.


Esta receita foi tirada da coleção “BOM APETITE” da Editora Abril Cultural,publicada em fascículos na década de 60.

Batatas ao Forno


INGREDIENTES:

2 k. de batatas
½ k. de mussarela em fatias
100 g. de queijo parmesão ralado
100 g. de manteiga ou margarina
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite
2 folhas de sálvia (opcional)
Sal
Pimenta do reino (opcional)

MANEIRA DE PREPARAR:

Descasque as batatas e corte-as em rodelas da mesma espessura. Unte um refratário com manteiga ou margarina. Derreta a manteiga ou margarina restante numa frigideira com as folhas de sálvia. No refratário coloque uma camada de batatas, polvilhe com sal e pimenta do reino, regue com um pouco de manteiga derretida e cubra com fatias de mussarela. Faça outra camada de batatas mais um pouco de manteiga, outra de fatias de mussarela, até que terminem as batatas. Despeje por cima o leite e o creme de leite. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno por 50 minutos (mais ou menos).

RENDIMENTO: 8 pessoas


Esta receita foi tirada da coleção “BOM APETITE” publicada pela Editora Abril Cultural, na década de 60.
Baseada nela, faço de outras maneiras mais simples e menores, também para microondas. Só com rodelas de batatas, mussarela e bacon picado e frito.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Torta de Morangos

INGREDIENTES DA MASSA:

10 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 tablete margarina (100g.)
2 colheres (sopa) de açúcar
2 gemas
1 colher (chá) de fermento químico (pó royal)

INGREDIENTES DO CREME DE GEMA:

½ litro de leite
2 gemas
1 ½ colher (sopa) de maisena
3 colheres (sopa) de açúcar

INGREDIENTES DO CREME DEMORANGOS:

300g. de morango
1 copo de groselha
2 colheres (sopa) de açúcar
2 ½ colheres (sopa) maisena
½ copo (requeijão) de água

MANEIRA DE PREPARAR:

Misture todos os ingredientes da massa e amasse muito bem. Estenda a massa e forre uma fôrma redonda, de abrir, faça furos e leve ao forno para assar.
Misture os ingredientes do creme e leve ao fogo mexendo sem parar para engrossar. Deixe esfriar e reserve.
Amasse os morangos, reservando alguns para enfeitar, misture os outros ingredientes e leve ao fogo para engrossar. Deixe esfriar e reserve.
Depois que a massa estiver assada e fria ponha por cima o creme de gema e por cima o creme de morangos. Enfeite com morangos inteiros e leve a geladeira até a hora de servir.

Sorvete Crocante

INGRDIENTES:

2 k. de sorvete de creme
1 k. de creme chantilly
½ xíc. (chá) de castanha de caju moída
1 xíc. (chá) de açúcar


MANEIRA DE PREPARAR:

Derreta o açúcar para caramelo e misture nele a castanha de caju, ponha numa assadeira grande espalhando para ficar uma camada fina,(pode também ser espalhado na pia) e deixe esfriar. Quando bem frio quebre com o martelo de carne até ficar miúdo.
Junte o sorvete de creme, o chantilly e o crocante e misture bem e rapidamente.
Leve ao congelador até a hora de servir.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Sonhos na Calda

INGREDIENTES:

½ litro de água
3 xic. (chá) de farinha de trigo
5 ovos
1 colher (sobremesa) de manteiga
1 pitada de sal

CALDA:

1 litro de água
1 K. de açúcar

MANEIRA DE PREPARAR:

Colocar em uma vasilha a farinha, a manteiga, o sal e jogar por cima a água fervendo. Mexer depressa até que fique uma massa dura, deixar esfriar, depois colocar os ovos 1 a 1 e misturar muito bem, para que fique uma massa lisa. Fritar as colheradas de massa em bastante óleo quente.
Em uma panela levar ao fogo a água e o açúcar e sem mexer deixar até que fique grossa sem chegar a ponto de bala.
Quando os sonhos estiverem todos fritos colocá-los na calda ainda quente.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Camarão à Thermidor

INGREDIENTES:

1 ½ k. de camarão cozido em água e sal
½ litro de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 gemas
1 lata de creme de leite sem soro
100g. de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) cheia de cogumelos
Sal
Pimenta-do-reino a gosto (opcional)

MANEIRA DE PREPARAR:

Leve a manteiga ao fogo, junte a farinha de trigo e mexa bem até que fique ligeiramente dourada. Dissolva então com o leite quente (reserve um pouco), mexendo sem parar e cozinhe por uns 5 minutos. Adicione a seguir as gamas diluídas no leite reservado, misture e acrescente os cogumelos fatiados. Mexa, junte o creme de leite e retire do fogo, antes que ferva. Tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente um pouco mais da metade do queijo ralado.
Coloque parte desse molho em um refratário (20x30cm.), arrume os camarões por cima, cubra com o restante do molho e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno quente por aproximadamente 10 minutos ou até que forme uma crôsta dourada.

O rendimento é mais ou menos para 4 pessoas.
Acompanha arroz branco e batata palha.
Uma maneira de cozinhar o camarão sem que fique duro: ponha uma panela com 1 litro de água para ferver, quando levantar fervura coloque os camarões desligue o fogo e tampe a panela, deixando por aproximadamente 5 minutos. Eles estarão cozidos e macios.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Fofuras de Creme

INGREDIENTES DA MASSA:

1 de xic. (chá) de água
1/2 xic. (chá) de manteiga ou margarina
1 xic. (chá) de farinha de trigo
4 ovos

INGREDIENTES DO CREME DE BAUNILHA:

1/3 de xic. (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de maisena
1 colher (café) bem rasa de sal
2 xic. (chá) de leite
2 gemas, levemente batidas.
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
1 colher (chá) de baunilha

MANEIRA DE PREPARAR A MASSA:

Aqueça a água e a manteiga ou margarina até levantar fervura, depois acrescente a farinha, mexendo sempre. Em fogo baixo, mexa vigorosamente por cerca de um minuto. A mistura vai formar uma bola. Retire do fogo.
Acrescente os ovos de uma só vez, batendo sem parar, até formar uma massa homogenia.
Despeje montinhos (de mais ou menos ¼ de xícara de chá) da massa em uma assadeira forrada com papel manteiga, mantendo a distância de cerca de 8 cm. Entre eles. Asse a 200° C por 35 a 40 minutos, até crescerem e ficarem fofos e dourados.
A massa rende em média uma dúzia de montinhos do tamanho padrão e cerca de duas dúzias se forem mini.

MANEIRA DE PREPARAR O CREME DE BAUNILHA:

Misture o leite e as gemas e acrescente aos poucos o açúcar, a maisena e o sal, misturados, sem parar de mexer. Cozinhe em fogo médio, mexendo constantemente até o recheio engrossar e soltar bolhas. Mexa e deixe ferver por cerca de um minuto, depois retire a panela do fogo. Acrescente e misture rapidamente a manteiga ou margarina e a baunilha.

MONTAGEM:


Retire uma tampa dos montinhos de massa e recheie com uma colherada do creme. Reponha as tampas reservadas. Polvilhe as fofuras de creme com açúcar de confeiteiro e leve à geladeira até a hora de servir.
Para economizar tempo, você pode substituir o recheio de creme de baunilha por uma caixinha de pudim instantâneo e uma xícara de leite batidos no liquidificador em baixa velocidade, por cerca de 2 minutos. Acrescente 2 xícaras de creme chantilly e bata até formar suaves picos.




Esta receita foi copiada do romance “MESA PARA DOIS’ da autora Nora Roberts.


Minha opinião: Esta mesma massa poderá ser feita com recheio salgado ou mesmo outro creme, pois se trata de uma massa neutra.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Torta de Creme de Chocolate


MASSA PODRE:

300 g. de farinha de trigo
160 g. de manteiga ou margarina
100 g. de açúcar
2 ovos
Sal

CREME:

50 g. de farinha de trigo
50 g. de chocolate amargo em pó
100 g. de açúcar
250 g. de chantilly
½ litro de leite
2 ovos
1 limão

MANEIRA DE PREPARAR:

MASSA:

Coloque a farinha em uma vasilha, faça um buraco no meio e ponha o açúcar, 1 pitada de sal,150 g. de manteiga ou margarina amolecida. Amasse tudo com 1 ovo inteiro e 1 gema. Embrulhe a massa em uma folha de papel manteiga e coloque na geladeira enquanto prepara o creme. Unte uma fôrma desmontável com manteiga ou margarina e enfarinhada.

CREME:

Misture numa panela, a frio, a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, os ovos, e bata bem. Junte aos poços, o leite e um pedacinho de casca de limão. Leve ao fogo e deixe ferver devagar, durante 5 minutos, calculando o tempo do momento em que começar a ferver. Retire a casca de limão e coloque o creme em uma vasilha, deixando-o esfriar: mexa-o de vez em quando para evitar que na superfície se forme uma película mais dura.
Abra a massa com o rolo até obter o suficiente para forrar a fôrma. Dobre a massa no interior das bordas e aperte as beiradas com os dedos, para que fiquem onduladas. Cubra o fundo e as bordas da massa com papel manteiga e encha com feijões crus, para evitar que a massa inche ou queime. Leve ao forno por 30 minutos. Tire do forno, retire o papel e o feijão e deixe esfriar.
Misture o chantilly ao creme já frio e coloque sobre a massa também fria.
Enfeite com chantilly e ou morangos.


Esta receita é da coleção “Bom Apetite” publicada pela Editora Abril Cultural na década de 60.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Pão de Lingüiça

INGRDIENTES:

1 tablete fermento biológico
1 copo de água morna
½ copo de leite
2 colheres (sopa) de óleo
1 pitada de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
1 ovo
½ Kg. de farinha de trigo
½ Kg. de lingüiça calabresa seca em rodelas finas
½ Kg. de mussarela cortada em cubos


MANEIRA DE FAZER:

Misturar todos os ingredientes. A massa é mole. Colocar na forma e deixar crescer, levar ao forno quente coberto com papel alumínio para assar.
Quando estiver corado, está pronto, retire do forno e desinforme.

OBS: Este pão pode ser feito em forma de bolo ou em 2 fôrmas de “bolo inglês”, mas o ideal seria conseguir uma fôrma de 33x10x10cm, que dará só um pão.




Esta é uma receita criada por minha família a muitas décadas, a original era mais adocicada e sem recheio, que também é muito gostosa.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Sanduichão de forno

MASSA:

1 tablete de fermento biológico
½ Kg. de farinha de trigo
1 colher (chá) de açúcar
1colher (sobremesa) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 xic. (café) de óleo
1 ovo batido
1 xic. (chá) de leite
Gema para pincelar

RECHEIO:

3 tomates em rodelas
Sal
Orégano
1 cebola em rodelas frita
400 gs. de presunto fatiado
400 gs. de queijo prato fatiado ou mussarela

MANEIRA DE PREPARAR:

Dissolva o fermento no leite e misture os outros ingredientes, amasse bem e deixe a massa crescer enquanto prepara o recheio. (ponha uma bolinha de massa em um copo com água quando a bolinha subir, a massa estará crescida).
Corte os tomates em rodelas e tempere com sal e orégano.
Forre uma assadeira (40x28 cm.) untada com metade da massa e coloque o recheio em camadas:
1º fatias de presunto
2º tomates temperados
3º cebola frita
4º fatias de queijo
Continuar até acabar o recheio. Cobrir com a outra metade da massa e pincelar com gema batida com pouquinho de óleo,fazer uns pequenos cortes na massa para sair a água do tomate.
Levar ao forno quente por aproximadamente 30 a 40 minutos ( depende muito do forno), até que esteja corado.

Bolo de Macarrão

INGREDIENTES:

1 pacote de macarrão tipo espaguete
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
½ xic. (chá) de leite
4 ovos
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Farinha de rosca para polvilhar

Outros ingredientes:

Lingüiça fresca
Molhos de tomate de sua preferência

MANEIRA DE PREPARAR:

Cozinhe o macarrão em água e sal, enquanto isso prepare o molho.
Depois do macarrão cozido e escorrido, misture a ele a manteiga ou margarina e o leite.
Bata os ovos, misturando ao macarrão e acrescente o queijo parmesão.
Unte um refratário com manteiga e polvilhe com farinha de rosca.
Coloque o macarrão na forma e leve ao forno quente para assar, por cerca de 30 minutos (mais ou menos), quando estiver corado está pronto.
Deixe esfriar um pouco antes de desenformar. Sirva com molho de tomates com lingüiças.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Hambúrguer com abacaxi

INGREDIENTES:


1Kg. de carne moída (magra)
3 colheres (sopa) de maionese
Pimenta do reino (opcional)
1 lata de abacaxi em calda em rodelas, escorrido
8 fatias de bacon
¾ de xic. (chá) de catchup picante
¼ de xic. (chá) de mel
1colher (sopa) de suco de limão

MANEIRA DE PREPARAR:

Junte a carne moída, a maionese, o sal, a pimenta e misture bem. Faça 8 hamburgueres com 7,5 cm. De diâmetro cada um. Coloque uma rodela de abacaxi sobre cada hambúrguer e pressione. Enrole em uma fatia de bacon e prenda com um palito.
A parte,junte o catchup, o mel, o suco de limão e mexa. Arrume os hamburgureres numa assadeira, despeje o molho de catchup, tampe e leve a geladeira durante 2 horas ou mais. Retire da geladeira e coloque numa grelha. Pincele os hambúrgueres com o molho e grelhe até a carne chegue ao ponto desejado.
Obs: se quiser, leve ao forno na própria assadeira.
Indicações- 8 porções.
Sirva no lanche ou se preferir como acompanhamento.
NOTA: Pode também ser feito com hambúrguer industrializado de sua preferência.

Receita copiada da coleção “Passo a Passo”, publicada em fichas pela Editora Abril.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Rocambole de Presunto

INGREDIENTES:

1 tablete de fermento biológico
1 copo(requeijão) de leite morno
½ Kg. de farinha de trigo
2 gemas
1 pitada de açúcar
1 colher (sobremesa) se sal
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de óleo
1 gema para pincelar
300 gs. de presunto cozido fatiado (mais ou menos)
300 gs. de mussarela fatiada (mais ou menos)

MODO DE PREPARAR

Desmanche o fermento com o leite, depois acrescente todos os outros ingredientes. Sove bem a massa. Divida em 2 partes.
Abra uma das partes com o rolo de macarrão e coloque o recheio. Depois enrole como rocambole, faça o mesmo com a outra parte.
Deixe crescer por 1 hora. Pincele com gema e leve ao forno quente por mais ou menos 35 minutos( depende muito do forno). Quando estiver corado está pronto.

____________________

Experimente esta receita neste fim de semana, sei que vão gostar. Em casa todos adoram! Se gostar, faça um comentário, tenho outras receitas bem especiais.

Olá!

Olá!

Este blog será dedicado a publicação de minhas receitas pessoais e outras achadas na internet. Estejam à vontade para comentar e copiar. E bem vindos!